Performance Cinco Estrelas Vendas

___________________________
Renato Mafra
PERFORMANCE 5 ESTRELAS PARA VENDAS
Ao amigo, com todo amor, carinho e que essa leitura traga uma vida melhor, tendo uma alta performance.
___________________________
CAPA
Renato Mafra
CORREÇÃO ORTOGRÁFICA
Frederico Novaes
Gilba Pessoa Mafra
José Athaide Pereira de Brito Jr.
PRODUÇÃO
Carlos Alberto Pinheiro Vieira
MARKETING
Alfredo Sabocinski Neto
___________________________
Este livro é um braço do livro PERFORMANCE 5 ESTRELAS, utilizando as ferramentas para vendas, mostrando que o livro pode ser utilizado em áreas diversas.
Foi um desafio lançado por alunos que obtiveram o livro e o treinamento, mas estavam com dificuldades em utilizar para alavancar seus resultados em vendas.
Então peguei o livro e comecei a separar os capítulos e tópicos que achei interessante para utilizar na área comercial, organizei uma sequência lógica, também fui buscar novas histórias voltadas em vendas e ainda acrescentei mais alguns itens que acredito necessário para complementar esse livro.
Antes de ser impresso, amigos e clientes já pediram para que esse livro também virasse um treinamento, assim como aconteceu com os livros anterior FOCAÇÃO e PERFORMANCE 5 ESTRELAS, que antes mesmo da impressão já estava ministrando os treinamentos deles.
Espero que essa ferramenta, assim como os outros, consiga trazer melhorias nas vidas dos amigos vendedores.
DEUS É BOM O TEMPO TODO
___________________________
A G R A D E C I M E N T O
Dessa vez quero agradecer somente a Deus, pois ele como sempre vem agindo em minha vida e me dando oportunidades incríveis e venho aproveitando cada uma delas e me tornando cada vez mais buscando ajudar o meu próximo.
Eu não acredito em Deus pelo que as pessoas falam e sim pelo agir dele na minha vida através do Espirito Santo e é por isso que me sinto agraciado pelo amor dele e todos os dias agradeço por tudo que tenho conquistado e me tornado.
Toda honra e toda gloria seja dada ao Senhor Jesus.
___________________________
SUMÁRIO
CAPÍTULO 01 – PÁGINA 08
VENDER
CAPÍTULO 02 – PÁGINA 13
METAS
CAPÍTULO 03 – PÁGINA 23
PROSPECTAR
CAPÍTULO 04 – PÁGINA 35
VISITAR
CAPÍTULO 05 – PÁGINA 66
FECHAMENTO DA VENDA
CAPÍTULO 06 – PÁGINA 74
ACOMPANHAMENTO
CAPÍTULO 07 – PÁGINA 82
FEEDFORWARD E FEEDBACK
CAPÍTULO 08 – PÁGINA 87
AGRADEDECER
CAPÍTULO 09 – PÁGINA 93
CONSELHOS
___________________________
Nosso canal (@renato.mafra.rm) no Instagram está à sua disposição para que você possa expressar a sua experiência para com nosso livro.
Desde já agradecemos a sua escolha e seu feedback, BOA LEITURA
___________________________
Todos nós somos vendedores, ativos ou passivos, em algum momento teremos que vender alguma coisa para alguém, portanto nesse momento estou querendo falar com os profissionais de vendas, aquele que no dia a dia, exerce a função no departamento comercial.
Saibamos que nossa profissão é de extrema importância para as empresas, somos nós que trazemos as receitas que provem a lucratividade bruta nas organizações e assim os outros departamentos atuem mais tranquilos e organizados.
Quando falo de lucratividade, parece que estou sendo mercenário, mas claro que não sou, todas as empresas precisam dois lucros, bruto e liquido, e isso não tem nada de errado, é realidade, pois são eles quem garantem os empregos e contribuições governamentais.
O que nós profissionais de vendas precisamos entender é que sempre estamos solucionando problemas de pessoas e empresas, pois ninguém compra o que não precisa e nesse momento é que vender se torna um ato de amor ao próximo, aprendi com Sergio Frota, diretor da Febracis Recife.
___________________________

CAPÍTULO 01
VOCÊ COMPRARIA DE VOCÊ?
Me responda com toda sinceridade, você sabe:
01. Porque o seu cliente compra o seu produto?
02. Porque o cliente volta a comprar o seu produto?
03. Você conhece bem os benefícios do seu produto?
04. Qual a vantagem de compra o produto com você?
05. Qual a média de preço do seu produto?
06. A sua postura está compatível com o preço do produto que você vende?
07. A sua roupa está compatível com o preço do produto que você vende?
08. A sua abordagem está compatível com o preço do produto que você vende?
09. Você se acha merecedor que o cliente invista comprando o seu produto com você?
10. Quantas resposta acima foram positivas a seu favor?
Sempre que estou oferecendo algo para alguém, vou em busca de saber o que meu produto vai ajudar a solucionar, porque dessa forma não terei o sentimento de só está tomado o dinheiro do meu cliente.
Certa vez a nossa empresa foi procurada por um representante de um hospital, de uma cidade do interior de Pernambuco, que ficava a 400 km de distância de Recife, querendo que desenvolvêssemos um software para ele.
Fizemos uma reunião para levantar quais eram os problemas que teríamos que resolver, mesmo assim ainda teríamos que fazer uma visita “in loco” para fazer mais levantamentos de requisitos.
Essa viagem ficou sobre a minha responsabilidade, lá fui eu fazer o levantamento dos requisitos para assim poder montar uma proposta de valores do projeto.
Chegando no hospital, pedi para que o rapaz que cuidava de TI me apresentasse o sistema que eles tinham e a forma que eles utilizavam. Ele com toda boa vontade do mundo e paciência foi me levando aos setores, me apresentando as pessoas e me mostrando os módulos que eram utilizados.
No final de dois dias, a minha conclusão era que o sistema estava perfeito e tinha tudo que eles precisavam, mas o problema era que as pessoas não sabiam utilizar a ferramenta, por isso que os resultados não estavam satisfatórios.
Nos reunimos no terceiro dia de manhã para conversar sobre valores do projeto, mas surpreendi ele informando que não precisavam investir em um novo software e sim em um treinamento no que ele já tinha para as pessoas que já utilizavam, pois, a ferramenta supria todos os problemas que ele havia me relatado como argumento de troca de fornecedor.
Ele acatou a minha decisão e juntos ligamos para a empresa que prestava os serviços com o sistema e solicitamos um orçamento para ser dado novo treinamento para todos os usuários do produto.
Nesse momento alguns fariam diferente e venderia o seu produto, mas quando o cliente descobrisse que estava trocando seis por meia dúzia e que tinha investido uma verba sem necessidade, com certeza iria ficar muito chateado comigo e com a minha empresa.
Então fui o mais transparente possível, e com isso criamos um ótimo relacionamento e consegui colocar meu outro sistema, de contabilidade, para gerir a parte contábil, fiscal e folha de pagamento de todas as empresas do grupo.
No final das contas, ganhei um parceiro de sistemas, a empresa de software, me indicava para os clientes que ele não poderia atender e no hospital, coloquei um número maior de licenças de sistema em todas as empresas que pertenciam ao proprietário do hospital.
Vender é muito mais que emitir um pedido, vender é ajudar, é fazer relacionamentos, é entender as necessidades das empresas, é aprender como cada empresário gere seus negócios e por fim, vender nos dá grandes e muitas oportunidades.
O vendedor que é ansioso para tirar o pedido, além de não usufruir dos benefícios acima citados, passa para o cliente essa ansiedade e por sua vez, o cliente sente que o vendedor está ali somente para ganhar a comissão, com isso vem a sensação de desconfiança.
Muitas vendas não foram fechadas porque o vendedor não passou confiança para o cliente e na maioria das vezes essa desconfiança veio porque o vendedor colocou o dinheiro na frente da solução, deixando de ser um profissional interessante para ser um profissional interesseiro.
Nós vendedores temos que buscar a solução e a ajuda, pois as remunerações são consequências do quanto encantamos nossos clientes.
___________________________
METAS
CAPÍTULO 02
Meta é algo a ser atingido e tem que ser estipulado por nós, sem deixar que outros ditem os números.
Quando sabemos o que queremos é certo que saberemos aonde queremos chegar e para isso é necessário que exista um sonho e um projeto de vida envolvidos para motivar a realização.
Sem objetivos as metas se tornam somente números sem propósitos, que vira uma rotina mensal para satisfação ou garantia de estar no mercado.
Sabendo que o mercado corporativo é muito concorrido, o vendedor precisa não somente bater a meta estipulada, mas ir além, para que se diferencie dos outros concorrentes, sem ser mais um no quadro comercial.
Quando decidi escrever livros, todos pensavam que a minha meta era vende-los e ter mais uma renda, engana-se quem pensou isso, pois a minha meta é remunerar com treinamentos e ajudar as pessoas a melhorarem no âmbito pessoal e profissional.
Para isso acontecer, precisei escrever os livros e criar autoridade e passar mais confiança ao meu público, isso são as tarefas, que são pequenas parte para realizar a meta.
As tarefas são muito importantes para alcançar as metas, as conclusões dessas pequenas partes é que motivam a ir buscar o algo maior e principal, tornando fácil essa busca.
O ideal é que se tenha as tarefas todas anotadas e com dias e horários para serem feitas, seguindo à risca, pois cada dia e hora fazem parte da montagem do sucesso final.
E o mais importante de tudo é analisar diariamente a sua produção, porque o vendedor que conforma em não ter engatilhado ou mesmo efetuado nenhum negócio no dia, está propenso a não bater metas, pois o bom vendedor é aquele vende todos os dias.
Todos os dias tenho minha cota de engatilhar e fechar negócios, vendo meus produtos, sendo meus produtos secundários ou principal.
Ofereço livros para uns, palestras gratuitas para outros, vendo treinamentos e consultorias, para depois oferecer meu produto principal que são os softwares, pois nesse momento o cliente já tem total confiança no meu trabalho.
Note que a minha trajetória até a meta tem rentabilidade, desejo pessoal e projeto de vida, que é o meu motivador.
TIPOS DE METAS
1.EMPRESA
São as metas estabelecidas pela empresa e que é obrigação do vendedor atingi-las.
É preciso está organizado com suas tarefas para realizar com o mínimo de esforço, sabendo aonde vai buscar as vendas e alcançar os números.
Sabemos que esses os números estipulados pelas empresas é onde ela consegue se manter, pois todas têm seus pontos de equilíbrios e suas metas para fazer sentido o proprietário ter investido um capital e levar nas costas a responsabilidade de ser empresário.
Bater a meta estipulada pela empresa não vai te fazer diferente dos outros vendedores, só vai te deixar igual a todos os outros vendedores que também conseguiram os mesmos números.
É como uma corrida de japonês, que na largada são todos iguais e só sabemos quem é o melhor no momento da chegada, que é onde se difere dos outros por ser o primeiro.
Talvez a empresa esteja satisfeita com seu desempenho, mas nunca feliz, pois caso tenha que fazer demissões, qual seu diferencial para te manter e não outro vendedor.
2.PESSOAL
São as metas estabelecida por você, aonde vai te diferenciar dos outros vendedores da empresa.
É nesse momento que sua oportunidade de desempenhar seu trabalho na empresa está cada vez mais forte, mais consolidada e sendo merecedor de galgar crescimento dentro da organização, para melhorar profissionalmente e rentabilizar mais.
São os destacados que entram nos radares das grandes empresas, são eles que valem o quanto pagam e investem, profissional que destaca sempre tem sucesso na carreira.
Geralmente aconselho a utilizar o percentual de 20% a mais da meta da empresa, é esse percentual que vai te deixar tranquilo perante os líderes e ao mercado, mas cada um pode utilizar o percentual que achar mais desafiador e vendas é vencer o desafio todo mês.
Tenha a sua estratégia de vendas bem organizada, não perca tempo com outras coisas que te distraia, lembre-se seu foco é vender para ajudar seus clientes, bater metas e ser sempre o melhor do mercado.
Tenha sempre em mente os seus objetivos pessoais e profissionais, são eles que vão te motivar para alcançar êxito nesse quesito.
3.SONHOS (Metas para realizar sonhos)
Mais uma vez, essa meta é estabelecida por você e serve para realizar os sonhos de consumo seu e da sua família, é um esforço extra para as conquistas materiais.
É nesse tópico que realizamos nossos sonhos de consumo, é onde vivemos em abundância financeira, em que podemos fazer nossas viagens, frequentar os melhores recintos, possuir objetos valiosos e ter reserva financeira para eventuais acontecimentos e oportunidades.
Geralmente aconselho a utilizar o percentual de 30% a mais da meta da empresa, porque aqui é onde a minha rentabilidade vai realizar meus sonhos e quem sonha pequeno, realiza pequenas obras e você é do tamanho do seu sonho.
O valor da comissão recebida com a realização da meta dos sonhos não se gasta, mas sim se guarda e aplicar.
Comece também a estudar investimentos financeiros, para fazer seu dinheiro multiplicar, pois saiba que os sonhos precisam de datas para acontecerem e são as datas que te motivam na busca da realização.
MONTAGEM DE METAS
Precisamos avaliar 6 itens para montar metas, são eles:
1) especifica:
Não ter dúvida sobre ela.
2) positiva:
Que traga algo bom.
3) desafiadora:
Que estimule e que seja possível de realizar.
4) esteja ao seu controle:
Que dependa só de você e não de terceiros.
5) ecológica:
Tem que ser bom para todos que o cercam.
6) tempo determinado para alcançar.
Tem que ter datas para iniciar e terminar.
Esses itens analisados são chamados de montagem de metas Smart.
03 PASSOS PARA ATINGIR AS METAS
- PASSO:
Saber o que você quer mais. Analise se suas decisões estão te afastando ou te levando para junto da sua meta. - PASSO:
Suas metas estão congruentes com os seus valores?
Metas são potencializadas pelos nossos valores, faz com que não crie peso na consciência. - PASSO:
Montar um plano de ação e agir rápido, da forma certa e no tempo certo.
“Tem poder quem AGE”
– PhD e Master Coach Paulo Vieira –
(Livro O Poder da Ação)
___________________________
PROSPECTAR
CAPÍTULO 03
Quanto mais souberem, mais oportunidades de parcerias serão obtidas.
A maior forma de prospectar é falar sobre o que você faz e o que você pode resolver, não é falar de trabalho e sim de benefícios.
As pessoas compram soluções de problemas e não produtos, isso venho falando nas minhas consultorias, palestras e treinamentos.
A prospecção precisa ser muito bem direcionada ao público que você quer atingir, para não se perder tempo com os outros que não vão gerar negócios.
Quando a televisão era a maior forma de propaganda, muitas empresas escolhiam os horários e os programas para comprar a propaganda nelas.
Um exemplo fácil de entender é quando as grandes concessionárias de veículos, sempre faziam seus comerciais nos horários dos jornais da noite, porque sabia que o público masculino e com a idade de poder de compra dos seus produtos, estariam naquele momento assistindo aquela programação, vejam que naquela época já existia o chamado Avatar, que é tão falado nos treinamentos de mídias sociais na internet, hoje.
INTERNET
Maior canal de comunicação e pesquisa já existente.
No tempo atual a televisão ainda continua vendendo seus espaços para divulgação, mas com a explosão da internet, a televisão, radio e jornais deixaram de ser os mais fortes meios de comunicação e divulgação.
A internet veio para mudar tudo e não seria diferente com os meios de comunicação, pois trouxe mais velocidade e alcance na comunicação, com o baixo custo de investimento.
As redes socias, aplicativos e sites já tomaram conta de 90% do mercado de propaganda mundial, formando novas profissões e formas de divulgar e rentabilizar.
Se você não sabe nada de internet e redes, saiba que és um analfabeto digital e com isso estaras perdendo uma fatia enorme do mercado corporativo.
Você está usando a internet para vender?
BENEFICIO PRÓPRIO
O uso indevido pode prejudicar a sua carreira profissional.
DIVULGAÇÃO
Bem usada torna-se um forte aliado na divulgação dos seus produtos e serviços.
RELACIONAMENTOS
É o meio mais rápido de respostas, então dê prioridade aos que realmente precisa.
RESPONSABILIDADE
Grandes empresas se baseiam nas pesquisas feitas nos seus perfis de redes sociais.
NOVAS PRATICAS
Tudo que se fazia no real esta sendo utilizado no virtual, são duas plataformas diferentes mas com a mesma função, atrair clientes e fazer vendas.
Cada uma tem o seu glaumor, uns dizem que a internet é atendimento frio e que preferem o atendimento presencial, outros falam que o atendimento pela internet é mais rapido e não tem interferencia de vendedor. Claro que a melhor forma é ter o equilibrio da velocidade da internet e a atenção do presencial.
Para resolver esse problema é que grandes empresas criaram seu atendentes virtuais com nome e aparencia, quem não ouviu falar da Magalu (Magazine Luiza), Eva (Bradesco), Carol (Correios) e etc?
Essa foi a forma de humanizar o atendimento pela internet e hoje já temos os vendedores com seus bonecos virtuais, tirando duvidas e explicando produtos para seus clientes.
O que importa é que seu cliente esteja satisfeito com o seu atendimento, então trate cada um da forma que ele quer ser tratado, virtual ou presencial, deixe o cliente escolher.
ALGUNS MODELOS REAL E VIRTUAL
- Apresentação visual:
O seu modelo de se vestir precisa esta igual na sua foto dos seus perfis de redes sociais. - Atendimento ao clientes:
As ligações e visitas podem ser mais rapidas quando se utiliza os aplicativos de conexão. - Relacionamento com clientes:
Visitas e encontros podem ser trocados por videos conferencias. - Propagandistas:
Antes tinhamos os garotos propagandas das marcas e hoje os digitais influences fazem a mesma função. - Ajudar o clientes:
Você pode esta ajudando todos os dias os seus clientes com postagens de soluções dos problemas mais repetidos dos sesus produtos. - Prospecção de clientes:
As propagandas e visitas podem ser trocados por redes sociais, aplicativos de mensagens e sites.
VANTAGENS DO VIRTUAL
- O celular esta sempre na mão do seu alvo de busca, basta juntar bastante contatos.
- Atraves das redes sociais podemos alcançar mais pessoas que o tradicional, que nos deixa limitados a um determinado territorio.
- A entrega para mais pessoas com o custo muito mais em conta que qualquer outro tipo de diculgação.
- A facilidade de fazer divulgação te dara tempo extra para que se possa melhorar sua qualidade de vida.
- Os aplicativos vão te permitir ter uma resposta mais rapida para os clientes, alem de encaminhar para textos e videos que irão ajudar na decisão.
PLATAFORMAS DIGITAIS
- Redes sociais servem pra fazer a propaganda da sua empresa e dos seus produtos, nelas podemos fazer postagens do que se pode resolver com o seuu produto, mas claro que tambem se torna um canal de vendas, mas lembrando que essa ferramenta te coloca em 1 para N.
- Na minha opinião os Aplicativos de mensagens são as maiores ferramentas de vendas virtual, pois aqui você estara falando diretamente com o seu cliente ou prospecto e lembrando que aqui estaras envando a mensagem de 1 para 1.
Agora claro que em qualquer plataforma você vai precisar fazer as postagens de maneria profissional, tem duas possiblidades para isso, contratar uma empresa para gerir as suas imagens e postahens ou você fazer um treinamento para aprender a desenvolver suas imagens, nunca utilize o jeitinho btasileiro para resolver esse problema, pois sues clientes vão notar o que é profissinal e o que é amador.
COMO ATUAR NAS REDES.
Faça as sua postagens organizadas por dia da semana e quantidades que não venha a virar span, pois os seus clientes e prospectos podem te bloquear por achar muito abusivo as suas mensagens.
Crie uma agenda (Ferramentas aqui no livro) para fazer as suas postagens, utilizando cada dia uma plataforma diferente.
- Diariamente:
Fedds e story com videos e/ou posts no instagram, linkedin Twitter, Facebook. - Semanalmente:
Propaganda de ajudas e produtos nos aplicativos de mensagens Whatsapp, Telegram, Menssager. - Mensalmente:
Faça umas lives ou poste uns videos nos seus canais de youtube e Instagram.
Dessa forma você já estará atuando e vendendo utilizando a internet, mas o mais importante é o monitoramento dos seus aplicativos e redes sociais.
___________________________
VISITAR
CAPÍTULO 04
É a oportunidade de encantar nosso futuro parceiro, então não perca a oportunidade que lhe foi dada, se lembre que o cliente é quem paga desde a sua sobrevivência, até as suas regalias, por isso respeite-o.
Vista-se com a melhor roupa, chegue 20 minutos antes (até para que você possa colher informações no ambiente), pesquise sobre a empresa e a pessoa que vai ser seu contato, pratique rapport e empatia, pergunte mais para tentar entender a precisão do cliente e assim trazer uma boa solução.
Seja educado e simpático (O sorriso é o melhor abridor de portas), mostre-se interessado em resolver o problema dele, mas analise as dificuldades que terás para cumprir as suas promessas e não minta, seja transparente, pois uma parceria é constituída de verdades.
O bom relacionamento é que fecha 80% dos negócios, por isso é necessário que sejamos emocionalmente inteligentes e sabedores de lidar com diferentes temperamentos humanos.
Tenho certeza que todo o meu sucesso no meio equestre veio dos bons relacionamentos em que fiz durante a minha trajetória, sempre tratei as pessoas da mesma forma, podendo ser o limpador de baias até o proprietário das equipes que participavam dos eventos.
Gostava de visitar os caminhões e conversar com o pessoal, lá era onde buscava informações de tudo que acontecia no meio e aprendia muito sobre aquele mundo maravilhoso.
Certa vez em Parauapebas no Pará, quando já tinha terminado o evento, fui na casa de Niniu, um peão que treinava o pessoal da escolinha do Parque de exposição, era uma casinha humilde e do lado de fora tinha uma mesinha e alguns banquinhos, debaixo de uma arvore, já era finalzinho de tarde e juntou uns 5 amigos dele da região, a esposa de Niniu, Bete, fez aquele cafezinho e nos serviu uma barra de queijo coalho e ficamos lá proseando sobre história das onças na região, cada um vinha com suas “Estórias” e causos.
Recebei uma aula sobre esse animal e seus costumes, aquele pessoal sabia muito sobre a vida delas, pois vez por outra elas cruzam no caminho deles.
Para mim foi uma das mais melhores passagens minha pelo estado, juntou simplicidade, conhecimento, aprendizado e um ótimo relacionamento.
RELACIONAMENTO

É a convivência entre dois ou mais corações e mentes.
No relacionamento entre pessoas, a maior conexão entre elas vem do visual e/ou auditivo, tudo isso é processado pelo cérebro, que identifica as verdadeiras intenções do seu coração.
Por isso que tem a velha retórica que diz “A primeira impressão é a que fica”, pois é, nesse primeiro instante a impressão é formatada pelo que se viu e/ou ouviu.
Temos somente entre 5 a 10 segundos para conquistar o interesse da outra pessoa, então como diz meu amigo Paulo Sena, seja interessante e não interesseiro.

Somos seres sociais sendo inevitável estar transitando e convivendo com pessoas.
Pessoas são seres individuais, embora tão parecidos, mas que tem temperamentos, escolhas, gostos e visões diferentes uns dos outros.
E o mais fantástico de tudo é que conseguimos interagir mesmo com tantas diferenças de cultura, idioma, gírias e criações.
Acredito piamente que viemos ao mundo para servir e ser servido, por isso é que devemos cada dia mais aprendermos a entender a nós mesmo e aos outros, para assim termos uma boa convivência social.
Quando temos a oportunidade de fazer uma visita para demonstrar o quanto nosso produto poderá resolver o problema do cliente, é a melhor forma de mostrar o quanto somos relacionáveis e que estamos ali para ajudar e criar um vínculo de real parceria.
Faça do seu encontro com o cliente um ambiente que leve confiança e harmonia, sendo um cenário bem propicio para ambos realizarem negócios que traga sentimento de ganhos para os dois lados.

A FÓRMULA
=
Inteligência Emocional
+
Perfil Comportamental
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
É quando temos controle das nossas emoções.
A emoção é uma programação automática do cérebro com o corpo, que é ativada em segundos.
Emoção e sentimento andam juntos, para ser inteligente emocional, temos que antever a emoção e controlar o sentimento.
Veja que muitas vezes levamos uma topada e seguramos o grito de dor, seguramos uma gargalhada ou mesmo prendemos o choro e essa última foi treinamento dos nossos pais, que diziam “Engula o choro ou vai apanhar”.
Então já sabemos que para controlar nossos sentimentos, precisamos de algo relevante, então nunca e de maneira nenhuma discuta com o cliente, mesmo quando você estiver com a razão, nesse caso apenas não continue a negociação quando se sentires com a sensação de perda.
1.PACIÊNCIA
Em quanto tempo você estoura?
É muito importante ter o controle, ao sentir a sensação de estourar, afaste-se do conflito, não tome atitude de cabeça quente.
2.ESTADO NORMAL
Em quanto tempo você volta ao estado normal?
Trabalho de respiração abdominal, te ajudara a voltar mais rápido.
A T E N Ç Ã O
1.Foque na solução com alegria.
2.Saiba lidar com suas emoções.
3.Analise seus atos. Trabalhe sua mente para que você não precise sair do controle.
O CEREBRO
e seus lados

Cada lado do cérebro é responsável por nossas reações, através dos nossos perfis comportamentais, conseguimos compreender qual lado usamos mais no nosso dia a dia.
A emoção é o sentimento mais utilizado nas vendas, por isso é importante identificar e estimular esse sentimento no momento que esteja visitando.
Estudos indicam que para se comprar algo é necessário que estejamos precisando, mas que sempre existe uma dúvida se é o momento de realizar essa compra.
Pois bem, o vendedor inteligente consegue fazer o cliente tomar a decisão, identificando o humor para injetar valores e benefícios, fazendo elevar o sentimento de compra do cliente.
Meu amigo Alfredo Sabocinski, fala em seus treinamentos de vendas que o vendedor precisa separar muito bem o que é rejeição ou objeção do cliente, pois esse entendimento faz toda a diferença no humor do vendedor.
Quando o cliente não te compra o produto, geralmente ele não está te rejeitando e sim o produto não faz parte do objetivo dele naquele momento, o ideal é que entendamos isso, para que não nos afete emocionalmente e acabe nos desmotivando.
Mesmo quando receber uma negativa, deixe claro que entende a posição momentânea dele e que você estará à disposição do quando ele precisar.
Dirceu Cordeiro, um dos vendedores que mais admiro e que sempre coloco meus produtos nas mãos dele para vender, diz que os clientes querem ser acolhidos e reconhecidos e isso é uma arma fatal para utilizar no momento em que estamos tentando persuadir nosso cliente a tomar a decisão de compra.
Quando você procura entender qual o motivo da aquisição do produto e se presta ajudar, nesse momento estarás acolhendo o cliente e assim ele se sentirá mais seguro para adquirir o produto com você.
No momento em que já esteja em demonstração, valide com verdades o projeto para o qual o seu cliente está fazendo adesão do produto, se interesse pelo projeto dele, analise se você pode ou conhece alguém para ajudá-lo na realização, é aí que o cliente estará se sentido reconhecido por você e sentindo que está no caminho certo na sua decisão.
Ajudar o cliente é nada mais do que está analisando quais outros produtos podem se encaixar no pedido e com isso aumentar o mix da venda.
Também podemos monetizar através de produtos de empresas de parceiros, fazendo o link para ajudar na aquisição dos produtos que faltam na lista do projeto e que você não tem na sua empresa.
Veja que nosso cérebro é muito eficaz nos momentos de ajudar aos nossos clientes, pois nosso produto é a solução do problema dele.
PERFIL COMPORTAMENTAL (DISC)
O que é a Metodologia DISC
O modelo DiSC é um padrão usado para descrever os diferentes tipos de comportamentos que uma pessoa pode adotar em diferentes situações.
A metodologia DiSC é baseada na pesquisa de William Moulton Marston, da década de 1930, e pertence a um dos instrumentos mais amplamente avaliados, condicionados e mais utilizados.
É usado para descrever o comportamento humano básico, mas não para medir a personalidade. Este é um método sem julgamento.
O modelo DISC identifica quatro estilos de comportamento diferentes (D. I. S. e C), representados em um círculo dividido em quatro partes, cada uma com cor específica e expressam quatro maneiras diferentes pelas quais você pode reagir a uma determinada situação.
Entenda os Perfis
D – Decision (vermelho): significa Dominância ou como alguém aborda problemas e desafios;
I – Interaction (amarelo): significa Influência ou como alguém transmite pensamentos e ideias para o ambiente;
S – Steadness (verde): significa Estabilidade ou como alguém responde ao ambiente;
C– Compliance (azul): significa Conformidade ou como alguém responde a regras em condições e procedimentos ambientais;
PERFIL DOMINANTE
(executores)
CARACTERISTICAS:
Ativos, competitivos, otimistas e dinâmicos.
O QUE GOSTAM:
Desafios, liderança e assumir riscos.
O QUE NÃO GOSTAM:
Processos lentos e falta de autonomia.
COMO IDENTIFICAR:
Decidido, frustra-se quando não pode agir, competitivo, com força de vontade, exigente e independente, direto e não gota de ouvir, do feedback imediato.
COMO CONVERSAR:
Seja direto, rápido e conciso, mantenha-se focado, ressalte os resultados, abordagem logica e não emocional, evitar excesso de detalhes.
PERFIL INFLUENTE
(comunicadores)
CARACTERÍSTICAS:
Extrovertidos, falantes, adaptáveis e ativos.
O QUE GOSTAM:
Falta de rotina, autonomia e equipes
O QUE NÃO GOSTAM:
Rigidez, monotonia e falta reconhecimento
COMO IDENTIFICAR:
Sociável, comunicador, aberto, otimista, Persuasivo, espontâneo, Impulsivo e emocional.
Aprecia estar com pessoas ao redor, divertido e entusiasmado.
COMO CONVERSAR:
Peça opinião e dica, seja amistoso e não ignore, demonstre entusiasmo e seja divertido, pergunte como se sente, deixe-o falar, ser sociável, forneça reconhecimento.
PERFIL ESTAVEL
(planejadores)
CARACTERÍSTICAS:
Calmo, prudente e muito alto controle.
O QUE GOSTAM:
Rotina, planejamento e ajudar os outros.
O QUE NÃO GOSTAM:
Falta de disciplina e improvisação.
COMO IDENTIFICAR:
Calmo, estável, previsível, cuidadoso, paciente, bom ouvinte, paciente, modesto, amável, precisa de tempo para agir, não gosta de mudança, apoiador e confiável.
COMO CONVERSAR:
Use sequência lógica, convide a trazer ideias, dê tempo para discursão, seja sincero, não domine a conversa, seja paciente, adquira confiança, demonstre os benefícios das soluções.
PERFIL CONFORME
(analista)
CARACTERÍSTICAS:
Detalhista, preciso, cauteloso e crítico.
O QUE GOSTAM:
Perfeição e métodos e ambientes calmos.
O QUE NÃO GOSTAM:
Pressão, falta de garantia e segurança.
COMO IDENTIFICAR:
Preciso, exato, analítico, lógico, sistemático, formal, quieto, discreto, cuidadoso, disciplinado, aprecia informações detalhadas, gosta de tempo para analisar e decidir.
COMO CONVERSAR:
Use fatos e dados, exponha cada argumento, mantenha-se focado, seja paciente no ritmo, foque na qualidade, evite improviso, discorde do fato e não da ideia, evite questões pessoais.
Antes de conhecer a inteligência emocional e os perfis comportamentais, eu entrava muito em atrito com as pessoas por querer colocar as minhas ideias, achando que elas fossem as melhores, com isso era taxado de teimoso, do contra e etc.
Quando fiz o curso de Formação em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis (PhD e Master Coach Paulo Vieira), aprendi sobre os perfis e foi nesse momento que compreendi que eu precisava conhecer o meu perfil e conhecer o perfil do meu cliente para poder ter mais conexão e um diálogo mais respeitoso.
Entenda que não é somente saber o seu perfil e o do seu cliente, que vai te levar a um bom relacionamento, precisamos também ver os pontos negativos dos nossos perfis para poder corrigir e com isso e administrar melhor nossos diálogos com as outras pessoas.
Além de conhecer melhorar nosso perfil, precisamos também tratar os outros perfis que compõe nosso comportamento, pois todos nós temos os quatro, percentualmente uns ou um mais alto que os outros.
O equilíbrio dos perfis é que vai nos levar a compreender melhor os seres humanos e tratar o cliente com mais respeito e amor, da forma que ele quer ser tratado e não da forma que você queria ser tratado.
Sabendo conhecer os perfis, nos livramos de julgamentos, pois já entendemos que cada pessoa reage de forma diferente a mesma situação e isso vai nos trazer uma melhor conexão com os clientes e as pessoas envolvidas na negociação.
Isso faz parte da melhor forma de nos relacionarmos com as pessoas, acabamos levando esse formato para nossas vidas amorosas e fraterna, nos tornando pessoal melhores no convívio social.
Eu mesmo mudei muito minha forma de conversar com as pessoas, somente lendo os perfis delas e diferente de antes, já não sou mais taxado de teimoso ou mesmo do contra, minhas conexões estão cada vez melhores e o melhor de tudo é que sabendo ouvir, estou aprendendo muitas coisas.
Ouvir, entender e saber conversar é uma coisa, não quer dizer que somos obrigados a concordar com as outras opiniões, somos obrigados a respeitar, pois todos estão certos nas suas expectativas e todos temos nossas verdades e nossas razões.
Por isso não existe certo e nem errado, cada uma tem à sua maneira de pensar e agir de acordo com as suas crenças e valores.
SAIBA QUE:
“Suas verdades e razões precisam ser respeitadas, mas não são regras para o mundo. “ – Renato Mafra –
GESTÃO DE CRIATIVIDADE
Todos somos criativos, só precisamos praticar.
A criatividade é uma atividade natural nos animais em geral, veja o pássaro João de Barro, que constrói uma casa sem nunca ter frequentado uma faculdade de engenharia.
O desenvolvimento de andar, falar, cantar, dançar, pintar, tocar instrumentos são procedimentos criativos, imagina os criadores das músicas, danças, quadros e instrumentos?
Tudo que é criado de certa forma é uma evolução ou involução de outra coisa, através do olhar de alguém.
O momento mais criativo do ser humano é quando está em tempos difíceis, é a hora de sobrevivência que desperta a criatividade.
Quantos negócios e profissões apareceram quando a pessoa perdeu o emprego ou quebrou uma empresa?
“Combinatividade
é juntar duas ou mais ideias que já existem “
– Murilo Gun –
PROBLEMA
Tenha primeiro um problema para resolver, todas as vezes que precisamos usar a criatividade é para resolver algo.
PERGUNTAS
Escreva em um papel a pergunta “Como resolver esse problema? ”
RESPOSTA = IDEIAS
Escreva as respostas não descarte nenhuma, mesmo que ache ela totalmente sem noção.
JUNTE AS RESPOSTAS
Escolha e separe as respostas que mais lhe atraem para a solução do seu Problema.
Esse processo é chamado de autocoach, pode ser usado na sua vida pessoal e/ou profissional.

Criatividade não somente fala em inventar alguma coisa, ser criativo é também saber aonde comprar ou conhecer alguém que resolve.
Assisti num vídeo na internet que conta mais ou menos assim a estória de uma fábrica de creme dental, que estava com problema com as caixas sem o tubo que vinham na esteira, e isso estava sendo um tormento, pois eram entregues produtos com a caixa sem tubo, veja que problemão.
Os empresários foram em busca de uma empresa para resolver. Eles utilizariam uma balança que pesava a caixa e caso não estivesse no peso, um braço mecânico vinha e tirava a caixa vazia. O orçamento ficou em torno de uns 50 mil.
Achando muito alto o orçamento, resolveram escutar o funcionário que ficava no final da esteira, ele deu a seguinte solução, “Vamos usar um ventilador pequeno perto da ponta da esteira, quando a caixa vier vazia o vento vai jogar a caixa fora da esteira”. Veja o que é criatividade com baixo custo.
QUANTO VALE SEU TEMPO?
Valor do Tempo = Tamanho da sua PERÍCIA
Quanto mais sabemos de um determinado assunto, mais seremos peritos e assim mais valoroso será nosso trabalho/hora.
Os peritos tendem a ganhar mais do que os generalistas, somente por ser um profissional focado e estudioso no assunto.
A medicina é o maior exemplo conhecido de perícia: Na faculdade o aluno escolhe a sua especialização antes mesmo de se formar, já é estimulado a ser perito na sua profissão.
Para adquiri perícia é preciso 1 hora de estudo para 8 horas de trabalho diário, ser especialista não é fácil, pois tem que estar atualizado sempre e isso é trabalhoso, mas é satisfatório quando conseguimos resolver problemas de outras pessoas com êxito, aumenta a estima e motiva na busca da melhoria.
Lembre que os clientes dão muito valor as pessoas que são consideradas ícones nos assuntos.
Você está sendo especialista ou generalista?
___________________________
FECHAMENTO
CAPÍTULO 05
As pessoas buscam valores e benefícios na aquisição, entenda que precificar vai além de falar o preço.
Deixe de querer ganhar todo o dinheiro do cliente na primeira venda, pois o melhor é poder fazer mais negócios com o ele e com seus parceiros comerciais, deixe que seus clientes te indiquem e vendam seus produtos.
Adquirindo a confiança o cliente vai te tornar o profissional consultivo dele.
Confiança é a arma do mercado corporativo atual, o livre comercio (internet) é frio e por isso que vendedores de excelência precisam se tornar profissionais procurados, aquele que é transparente e solucionadores de problemas, com quem o cliente pode falar e ver nas horas de sufoco ou mesmo de dúvidas.
Quando o vendedor é consultivo, o preço negociado é confiável e pouco questionado, fazendo com que se ganhe tempo em um fechamento de venda, pois o cliente sabe que você não está passando preço e sim valores.
Para ajudar a fechar o negócio e persuadir, podemos utilizar alguns gatilhos mentais de vendas que vão ajudar ao cliente decidir rapidamente, mas não utilize para o chamado empurrar o produto e sim para adiantar a solução do problema.
Os clientes as vezes só querem um empurrãozinho para fechar a compra e é nesse momento que o vendedor pode e deve ajudar na tomada de decisão.
Tenha certeza que seu produto condiz com os gatilhos de vendas que você está utilizando, não prometa nada que seu produto e nem você possa cumprir.
Gatilhos mentais de venda serve para ativar e aumentar o nível de emoção do cliente no momento da compra, então lembre-se que em pouco tempo o lado emocional vai dar lugar a o lado racional e o cliente não pode ter a sensação de perda, mas sim de ter feito um ótimo negócio e que realmente seja bom para ambas as partes.
O cliente não pode perder a confiança em você, pois confiança se adquire ao longo do tempo e quando se perde, nunca mais volta a ser como antes.
Use os gatilhos para o bem, seja o bem, faça o bem.
GATILHOS MENTAIS
Para falar de gatilhos mentais, primeiro precisamos falar sobre poder, que é uma arma poderosa no momento de instigar o fechamento. O poder é obtido de duas formas, na força (sem comunicação) ou na persuasão (com comunicação).
Quando queremos persuadir é necessário utilizar três técnicas para extrair o interesse do cliente, são elas:
Influenciar: precisa ter autoridade, carisma e prestigio.
Comoção: utilizar as emoções e sentimentos.
Convencimento: mostrar dados estatísticos e lógicos.
Para conseguir gerar a persuasão, precisamos utilizar gatilhos mentais, embora existam mais de 200, aqui darei exemplo dos 5 gatilhos que mais utilizo para acelerar o fechamento dos meus negócios.
Antecipação: mostrar para o cliente que ele será um dos primeiros a obter o produto, sentimento de atualizado.
Pertencimento: fazer com que o cliente se sinta pertencente ao grupo de pessoas que tem esse produto.
Prova Social: Depoimento de clientes que obtiveram sucesso com o seu produto, sentimento de segurança.
Escassez: Mostrar que o produto tem muita rotatividade e por isso existe um agendamento para adquirir.
Entenda também que relacionamento é relação no fechamento da venda, e isso quer dizer que ambos os lados não podem se sentir insatisfeito ou sem poder cumprir o combinado.
Vejam as quatro formas de fechamento de negócio:
PERDE X PERDE
-A falta de sintonia vai fazer você fechar algo que não vai poder entregar e seu cliente vai comprar algo que você não vendeu, no final nem você recebe e nem o cliente fica satisfeito.
GANHA X PERDE
-Seu cliente descobrira e não mais confiara em você ou na sua loja.
PERDE X GANHA
-É melhor não estabelecer essa relação, pois sabes que o orçamento ficara muito baixo para honrar com a entrega.
GANHA X GANHA
-É a melhor relação, pois ambos estarão satisfeitos, então sem dúvidas iras fazer outros negócios com o cliente e com os amigos e parceiros deles.
___________________________
ACOMPANHAR
CAPÍTULO 06
Sua aproximação na entrega ao cliente, diminuirá o risco de insucesso. A venda acompanhada mostra o quanto o vendedor está preocupado com a excelência no processo, deixar o cliente informado da logística do pedido, dará a confiança na relação entre cliente e vendedor.
Em Caruaru Pernambuco um dos maiores polos de roupas do Brasil, quando prestava consultoria na fábrica de tecido R2/Mastex de Rogerio Regis, conheci um vendedor de tecido que era considerado além do normal pelos seus companheiros e era querido pelos seus clientes.
Mas por que ele é tão querido?
Um dia estava no caminho da fábrica, eram umas 5h, quando encontrei Bento que já estava na rota, aí perguntei: “Já na ativa a essa hora? ”
Ele me respondeu: “Meu cliente vai receber uma carga agora de 6h e não tem muita gente para descarregar, acho que ele vai precisar de mim.”
Muitos perguntam porque ele é o melhor vendedor de tecido da região, você tem alguma dúvida?
PREVENIR
Porque Prevenir?
Ajuda a minimizar os possíveis problemas que podem existir no nosso dia a dia.
As empresas aéreas já trabalham com prevenção desde sempre, só você notar que te avisam para chegar 1 hora antes do embarque para que se possa despachar as bagagens e fazer o cheqck-in, saiba que ali já começa o processo de prevenção para que tudo dê certo e o voo saia no horário combinado, até porque existem multas para as companhias que atrasam seus voos.
A tripulação também segue as suas cartilhas de prevenção, fazendo todas as checagens obrigatórias das cartas de voo e manutenção da aeronave. Mesmo que o piloto faça essa rota todos os dias, ele e o copiloto precisam fazer as averiguações e inserir manualmente as informações no painel do avião. No caso da aviação, eles transportam vidas pelo ar e por isso precisam estar muito prevenidos contra acidentes.
Você transporta a sua vida no seu processo profissional, será que não precisa de prevenção?
LEMBRAR AS TAREFAS
Fixar em algum lugar perto de você uma lista das suas tarefas diárias que são exercidas na empresa, com os horários e leia todos os dias.
ORIENTAR AS TAREFAS
Tenha um manual escrito por você de como desempenhar melhor as suas tarefas e tenha sempre ao seu alcance.
AVISOS IMPORTANTES
Deixe visível para você e o colegas os avisos importantes para os clientes.
AVALIAÇÕES DIÁRIAS
Deixe a vista os resultados x metas, fazendo o comparativo diário e marque em um caderno as tarefas executadas no dia.
CAPACITAÇÃO DIÁRIA
Coloque nas suas tarefas ler pelo menos 3 páginas de um livro, ver 1 vídeo de 5 minutos para se capacitar diariamente.
Esqueça que a sua missão termina no fechamento da venda, o cliente espera que você tenha o cuidado de acompanhar todo o processo de logística do negócio, ele entende que você vai está agilizando a separação, tendo cuidado com a embalagem e transporte, para que tudo seja cumprido no tempo certo.
E é obrigação nossa, saber e informar cada passo dos nossos pedidos de vendas, não podemos deixar que outras pessoas estraguem todo nosso trabalho de relacionamento e persuasão.
Não estou falando que o vendedor tem que ir fazer a separação, embalar e entregar, estou falando que todos os dias os vendedores precisam passar ou ligar lá no estoque e conferir se seus pedidos estão dentro dos prazos combinados, pois qualquer alteração é preciso informar antecipadamente ao cliente e partir para uma nova solução. É importante deixar seu cliente informado de tudo que acontece quando se é imputado um pedido na empresa, dizer os processos que serão efetuados para que ele receba da melhor forma possível, isso vai trazer transparência no diálogo e é uma forma de fazer o feedforward.
Nunca deixe seu cliente com dúvidas, pois ele pode ser muito criativo e imaginar algo que não faz parte dos processos da sua empresa.
___________________________
FEEDBACK
CAPÍTULO 07
Indicação
Fale com seus clientes, peça a opinião onde você pode melhorar, busque a excelência.
Hoje em dia pelos meios digitais, está tão acessível implantar a pesquisa de satisfação com seu cliente, que é uma obrigação do vendedor e/ou da loja ir buscar essa informação.
Deixe o seu cliente fazer parte da sua evolução no mercado corporativo, lembre-se que ele faz parte do seu processo de receita.
O feedback te dá a chance de melhorar e se desculpar por algum equívoco no processo comercial.
A maior forma de fidelizar um cliente é quando ele participa ajudando nas melhorias dos processos dos fornecedores, pois eles sabem que serão atendidos da forma que ele quer ser atendido.
Essa relação demonstra o quanto respeitamos e estamos preocupados com a satisfação do cliente.
FEEDFORWARD & FEEDBACK
Essa palavra feedback já é conhecida por muitas pessoas, mas nunca é executada da forma que deveria ser. Feedback não é criticar, mesmo que seja construtivamente, nem emitir a sua opinião, quando não é consultado.
Feedback é uma resposta a alguém ou algo, quando já aconteceu e somos consultados, mas mesmo assim temos que opinar de uma maneira sutil, seguido de uma ideia para melhorar o acontecido.
Ao contrário do feedback, o feedforward é a antecipação do que vai acontecer, é preparar o ambiente e as pessoas, para que o feedback seja positivo.
Uma ferramenta vai ajudar a outra, pois utilizaremos todos os feedbacks para montar o nosso feedforward, sendo importante que esteja tudo preparado para seguir um bom acompanhamento ao cliente.
Então entendamos que precisamos utilizar as duas ferramentas, primeiro o feedforward para depois pedir o feedback.
Utilizar avisos para nossos clientes seguirem o passo a passo e assim possa ter o melhor desempenho na negociação, deixando ele ciente das etapas a serem cumpridas e assim estaremos utilizando o feedforward com o cliente, ajudando para obter o melhor feedback.
Muitos vendedores buscam seus feedbacks com os donos das distribuidoras ou dos varejistas, esquecendo do principal que é o consumidor final.
Um certo dia peguei um vendedor de uma fábrica de tecidos na qual prestava consultoria e fomos para a loja de um cliente que utilizava a nosso tecido como matéria prima. Fizemos abordagens aos clientes na loja perguntando sobre o designer e macieis do tecido, pegando o feedback para ajudar nas vendas da loja.
Com o resultado nas mãos, podemos entregar um relatório dos consumidores e a satisfação dos clientes com os produtos da loja e utilizamos para fazer um treinamento com os vendedores, que eles poderiam utilizar os pontos positivos dos seus produtos.
Nem preciso dizer que fidelizamos o cliente da fábrica de tecido e com isso aumentamos o nosso ticket e nosso volume no seu pedido de compra, pois agora ele não tinha dúvidas que nosso tecido era a melhor opção para gerar o seu produto final.
___________________________
AGRADECER
CAPÍTULO 08
A gratidão é o maior e mais humilde gesto do ser humano.
Faça uma ligação ou envie uma mensagem para agradecer aos seus clientes pela oportunidade que lhe foi dada no momento em que ele escolheu comprar o seu produto com você e que a comissão obtida vai te ajudar a realizar seus sonhos.
Seu cliente não vai ficar honrado em saber que ele está fazendo parte das suas realizações e por esse simples gesto, vai querer te ajudar cada vez mais com indicações e outras compras.
Também seja grato por tudo que você tem e está alcançando através do seu esforço e ajuda de outras pessoas, pois sem o esforço e a ajuda nada acontece, você busca as suas oportunidades, busca a sua “BOA SORTE” (livro de Alex Rouvira Celma), mas as pessoas são quem te dão as chances de executar os seus serviços.
Importante também é após agradecer aos seus clientes, é pedir indicação de novos clientes, com o trabalho bem feito, ninguém se negará a te indicar.
Agradeça a Deus por te dar a saúde, inteligência e caminhar junto com você nesse seu plano de vida.
Deus é seu criador e aos seus filhos seguidores abrira várias portas e janelas de oportunidades para se viva uma vida em abundancia, pois foi para isso que viemos ao mundo, para sermos plenamente feliz.
Muitas vezes nos meus apertos, fiz orações entregando meus problemas nas mãos de Deus e sempre fui atendido e meus problemas solucionados, por isso que digo que “Acredito em Deus não pelo que falam dele e sim pelo agir dele comigo através do Espirito Santo”.
Por isso que todos os dias agradeço a Deus por tudo que vem acontecendo em minha vida e sempre que vou fazer algo relevante, peço a ele que me guie para ser muito mais assertivo e graças a ele que venho cada vez mais sendo uma pessoa e profissional melhor.
“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará. ” Salmo 37:5
___________________________
5 CONSELHOS
CAPÍTULO 09
1.MATURIDADE ESPIRITUAL:
Quando se faz as coisas para sua própria paz
Não tente mudar as pessoas, pois elas estão certas nas suas expectativas, mas se doando sem querer provar nada para ninguém, sem buscar aprovações. Saber distinguir o precisar e o querer, sem anexar felicidades em coisas materiais.
2.EMOCIONAL:
Evite algo que faça se sentir culpado e que levem essa culpa para a vida toda.
Não tome decisões sabendo que poderás prejudicar a você ou a alguém, a culpa emocional é a pior de todas as doenças.
FAÇA O BEM, SEJA O BEM.
3.LEGAL:
Nossa legislação existe para que seja rigidamente cumprida.
Se existem legislações é porque devem ser cumpridas, não se sinta atraído por algo fora da sua lei, faça tudo dentro da ética para que possas deitar e dormir tranquilo.
4.ESPIRITUAL:
Pense sempre se estas agradando ou desagradando o seu Deus.
Acredito em uma força divina e que nos rege nesse mundo e essa força espiritual nos leva a praticar o amor, somente o amor.
Tenho plena consciência que o amor se resume ao respeito por tudo.
5.SEJA HUMILDE:
Não para ser melhor e sim diferente de muitos.
Humildade é reconhecer seus equivocos e se desculpar, agradecer as oportunidades e respeitar o seu próximo com suas diferenças e escolhas.
“Saiba que um dia a conta vai chegar para ser paga, podendo ser nesse plano ou no plano celestial. Nada passa em branco aos olhos da nossa consciência, da justiça terrestre e muito menos da justiça de Divina.” – Renato Mafra
MERECIMENTO
SER, MERECER E TER
VOCÊ SÓ VAI MERECER TER, SE FIZER COM BASE NO SEU SER (VALORES).
CAPACITAÇÃO
O TAMANHO DAS SUAS CONQUISTAS É A ADIÇÃO DO TEMPO DE ESTUDOS E O DE TRABALHOS REALIZADOS.
SUCESSO
Sucesso é alcançar com felicidade um objetivo, sem ter prejudicado a ninguém.
Fazendo com que outras pessoas fiquem felizes com seu desempenho.
Muitos pensam que sucesso é dinheiro na conta, imóveis e empresas bem-sucedidas, nada disso que foi citado importa quando nos tornamos reféns dessas conquistas e que tornam as nossas vidas um verdadeiro caos.
Garanto que nada substitui a paz de espirito, quando conseguimos realizar nossos sonhos e dormir tranquilo é muito mais valioso e permanente.
O sucesso de verdade é aquele que consegue ajudar não só ao conquistador, mas também tem espaço para ajudar o próximo.
O Coaching Integral Sistêmico fala sempre em crescer e contribuir e nessa filosofia de sucesso é que acredito, pois faz toda diferença.
___________________________
Referências Biográficas
Livros, cursos, redes sociais, vídeos e palestras dos que me inspiram nessa trajetória, são eles:
– Jesus Cristo
– Sergio Frota
– Dirceu Cordeiro
– Alfredo Sabocinski
– Murilo Gun
– Mario Sergio Cortella
– PhD e Master Coach Paulo Vieira
– Bento (Vendedor de malhas)
– Paulo Sena
– Alex Rouvira Celma
___________________________
